Desafio por 18 pares de olhos à Bainha de Copas


Desafio por 18 pares de olhos à Bainha de Copas

Padrões: quanto mais desviantes, mais desafiantes?

Data/Local: 21 e 22 de Fevereiro de 2015, Lisboa, Restart, Workshop Shaker - Simulador de Criatividade, o formato criado pelo Vasco Durão e pelo João Vitória dedicado a estimular a criatividade. A Bainha de Copas foi convidada a, de surpresa, fechar o workshop.

Desafio aos alunos: sem saberem para que finalidade, deveriam enviar até 3 fotos de padrões: nuvens, pedras, paredes ou pessoas, os exemplos foram propositadamente vagos. 

Desafio à Bainha de Copas: as fotos seriam enviadas à Bainha de Copas entre sábado às 20h00 e domingo às 10h00. Até às 17h de domingo, hora da apresentação aos alunos, a partir desse conjunto de fotos sem fio condutor, a Bainha de Copas deveria criar padrões para peças de roupa/acessórios.

Objetivo: para uns, ver para além do que ali está; ver o que está à vista de toda a gente mas que nem toda a gente vê. Para a Bainha de Copas, fazer magia e sentido com o inesperado.

Operação: a Bainha de Copas recebeu 57 fotos. Com a designer Ana Rita Lança e a opinião pertinente do João Calado, observou-se um (inicial) caos de imagens vindo de 18 pares de olhos: chão metálico, folhas, toalhas de mesa, rio, cabelo, paredes, texturas, estrunfes, legos, molas, passadeiras de estrada, grades de portões, tectos, quinas, a cidade à noite, candeeiros, etc. Estas foram as primeiras linhas com quer a Bainha coseu o mote: linhas horizontais e em zig-zag. O primeiro padrão lançou o mote da Take a Walk.

Regra: não excluir nenhuma fotografia à partida, evitar preferências e pensar no seu potencial.

Metodologia: 1) compor, misturar, sobrepor 2) texturas, padrões, cores 3) por contraste ou concordância; 4) escalar macro ou micro 5) alinhar na horizontal, diagonal, vertical, de forma simétrica ou assimétrica 6) Ousar 6.1) pela loucura inerente aos criadores 6.2) pela procura da concretização de uma ideia 7) Saber parar: 7.1) instinto 7.2) talento 7.3) experiência 7.4) tempo.

Design: Ana Rita Lança

Resultado: 

Wallker (zig-zaguear pelas paredes)

Walqueva (a cidade submersa)

Waleluia (parecia impossível conjugar diferentes naturezas) 

Walter Lego (os estrunfes escreveram uma carta de amor à Lego)

Walk the f&$#! (o código genético foi desbloqueado, ainda assim não fazemos sentido)

Walympics (a saia-luminosa-candeeiro-flor da princesa punk)

 

Bainha de Copas

Portuguese Wearitage

 

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CHALLENGE FROM 18 PAIRS OF EYES TO BAINHA DE COPAS

Patterns: the more deviant the more challenging?

Date/Place: 21 and 22 February 2015, Lisbon, Restart, Shaker Workshop - Creativity SImulator, created by Vasco Durão and João Vitória, it intends to stimulate creativity. Bainha de Copas was invited to - as a surprise - do the workshop closing.

Challenge to the students: not knowing what for, the students were supposed to send 3 photos of patterns: clouds, stones, walls or people were the (admittedly vague) examples given.

Challenge to Bainha de Copas: the photos would have to be sent to Bainha de Copas between 8 p.m. saturday and 10 a.m. sunday. Bainha de Copas would then create clothing/accessories patterns inspired by those images until 5 p.m. sunday, the exact time when the presentation to the students would occur.

Objective: for some, seeing beyond what is there; seeing what is in front of everybody but not everyone sees. For Bainha de Copas, doing magic and some sense with something unexpected.

Operation: Bainha de Copas was sent 57 photos. Along with the designer Ana Rita Lança and the pertinent opinion of João Calado, we observed a real (initial) image chaos produced by 18 pairs of eyes: metalic floor, tree leaves, tablecloths, river, hair, walls, textures, Smurfs, Lego, cloth pegs, crosswalks, gate grids, ceilings, furniture corners, the city at night, lamps, etc. These were the first threads Bainha de Copas used to sow the motto: horizontal and zig zag lines. The first pattern launched Take a Walk's concept.

Rule: not excluding any photo right from the start, avoiding preferences and thinking of the photos' potential. 

Methodology: 1) compose, mixing, layering 2) textures, patterns, colours 3) contrasting or harmonising; 4) macro or micro scalating 5) lining up horizontally, diagonally, vertically, symmetrically or asymmetrically 6) Daring 6.1) due to the natural insanity of the creators 6.2) due to the need of making an idea come true 7) Knowing when to stop: 7.1) instinct 7.2) talent 7.3) experience 7.4) time.

Design: 

Ana Rita Lança

 

Result: 

Wallker (zig zagging on the walls)

Walqueva (the submerged city)

Waleluia (it seemed impossible to combine different natures) 

Walympics (the punk princess flower-lamp-luminous-skirt)

 

Bainha de Copas

Portuguese Wearitage